No mês de agosto, crachás com o logo do escritório Machado Meyer Advogados começaram a surgir no LinkedIn. Até aí, nenhuma surpresa, afinal, trata-se de uma rede social dedicada à construção de relacionamentos profissionais. Porém, o que chamou a atenção nesses novos crachás da banca foram as fotos dos "funcionários". Os "colaboradores" eram cachorros e gatos, mas, de acordo com Beatriz Alli, diretora de Recursos Humanos do Machado Meyer, ainda contaram com a participação de um papagaio e um coelho. Contudo, a diretora afirma que, quem ganhou no quesito "fofurômetro" e "humor" foi o cão Brad Pinscher.

A iniciativa que movimentou os perfis do escritório de advocacia e de seus funcionários foi criada junto à Comunidade de Cultura do Machado Meyer, um grupo formado por sócios, sócias e pessoas de todas as áreas da banca. Essa ideia é parte de uma campanha interna realizada para reforçar os valores do escritório. "Pessoas, cliente, ética, inovação e orgulho", enumerou Beatriz.

Pensando em quem está em casa, contando com a companhia de seus pets, a equipe de Comunicação Interna contribuiu com a Comunidade de Cultura para bolar uma ação que valorizasse a presença dos melhores amigos de seus colaboradores em tempos de trabalho remoto. Assim, os profissionais do escritório enviaram as fotos e nomes de seus animais para que fossem criados os crachás virtuais. Além disso, eles também enviaram dicas de cuidado e locais pet friendly. Com essa iniciativa, a equipe superou a marca de 100 pets reconhecidos com seus crachás.

"Para o ciclo do valor às pessoas, pensamos em ações que reforcem a promoção de um ambiente aberto, criativo e acolhedor, pois nossas pessoas são importantes, fazem a diferença e constroem #1Machadomeyer cada vez melhor", afirma Beatriz Alli, diretora de Recursos Humanos do Machado Meyer Advogados.

Beatriz ainda diz que as postagens nas mídias sociais foram uma ação espontânea dos colaboradores. Esse compartilhamento promoveu um ótimo engajamento tanto para eles quanto para a marca do escritório de advocacia. A diretora chega a destacar um aumento de 300 seguidores no LinkedIn e cerca de 100 no Instagram do Machado Meyer. Por conta disso, ela assume, com satisfação, que a cultura organizacional do escritório, chamada de #1MachadoMeyer, tornou-se mais nítida tanto para o público interno quanto para o externo.

"Nossas ações são muito 'vivas' e nós buscamos sempre pensar em ações de acordo com o momento. A pandemia nos trouxe cenários inesperados, mas com certeza nos proporcionou a oportunidade de nos aproximarmos de nossas pessoas e conhecer seus familiares e pets por conta do trabalho remoto", relata Beatriz Alli, diretora de Recursos Humanos do Machado Meyer Advogados.

Essa foi a primeira iniciativa interna do Machado Meyer envolvendo animais de estimação. A diretora de recursos humanos afirma ter interesse em desenvolver outras ideias que envolvam todos os tipos de famílias, especialmente dentro do contexto atual em que o home office se transforma em algo mais presente na rotina dos funcionários.

(Análise editorial - 09.09.2021)