No último episódio da trilogia, Ivana Bomfim e Bruno Costa, sócios do Imobiliário, conversam com Fernando Vidal, manager director da Perkins&Will, sobre o uso do espaço físico corporativo, a importância da tecnologia no trabalho presencial e remoto e as mudanças nos escritórios brasileiros, a partir do ponto de vista arquitetônico. Confira!
No segundo episódio da trilogia sobre o mercado imobiliário no cenário pós-pandêmico, Ivana Bomfim e Bruno Costa, sócios da prática, conversam com Antonio Ferreira, manager director da Hines, sobre os impactos da crise no setor e o reflexo na cultura das empresas. Confira!
Criado pela FGV, o índice se propõe a solucionar o principal ponto de conflito na relação entre locador e locatário para garantir maior previsibilidade contratual. No entanto, a base de cálculo precisa ser ampliada para refletir melhor a realidade do país.
Devido a rápida migração ao trabalho remoto no início da pandemia de Covid-19, em março de 2020, não faltaram palpites de que seria o fim do mercado de escritórios no Brasil. Após dois anos, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) já discute o rebaixamento da pandemia para uma endemia e os principais centros urbanos do país passam a flexibilizar o uso de máscara em ambientes fechados, Ivana Bomfim e Bruno Costa, sócios do Imobiliário, fazem um balanço do atual cenário imobiliário brasileiro e discutem as perspectivas para o futuro desse mercado. Ouça agora!
Decisão do STJ afasta uso de valores arbitrados pelas prefeituras para cobrança do ITBI, mas ainda cabe avaliar recurso impetrado pelo município de São Paulo.
Novas regras permitem que proprietários e adquirentes de unidades autônomas participem ativamente das deliberações de assembleias, mesmo à distância, e proporcionam aos administradores mais ferramentas e segurança jurídica para conduzirem os seus trabalhos.
Julgado consolidou e ampliou entendimento jurisprudencial já formado no tribunal em relação à aplicação desse instituto de direito processual civil.
Nesse programa, Bruno Costa, sócio da prática Imobiliária, apresenta uma visão geral sobre o PL 4.188/21, conhecido também como o Marco Legal de Garantias. Ao longo do episódio, Bruno elenca os principais objetivos, possíveis efeitos, mudanças e oportunidades com a conversão do projeto em lei. Ouça!
Projeto de Lei 4.188/21 traz mudanças que prometem proporcionar taxas de juros mais baixas e maior crédito para investimentos. Medidas também beneficiam instituições financeiras com redução de custos de gestão da garantia.
Os ajustes a serem propostos deverão alterar mecanismos que não produziram os efeitos esperados e considerar os impactos da pandemia de covid-19.
Decisão traz solução jurídica para caso recorrente e confirma ser viável regularizar áreas socialmente e economicamente vulneráveis.
Justiça de São Paulo autoriza penhora de moradia de R$ 24 milhões por entender que imóvel tão caro não é necessário para manter a vida digna e o mínimo existencial do devedor, como prevê a Lei 8.009/90.