Saltar para o conteúdo
A cessão de precatório alimentar altera a sua natureza?
Decisão do STF sobre o tema trouxe segurança jurídica a investidores interessados na aquisição desses títulos e a seus detentores originários.
Vantagens dos métodos consensuais na prevenção e solução de conflitos
Alternativa é cada vez mais adotada e contribui para desafogar o Judiciário e alcançar soluções mais céleres e efetivas.
Seminário do STJ aborda impactos da EC 125/22
Evento teve como tema a arguição de relevância no recurso especial.
Ação de exigir contas não é cabível contra seguradora
Por não guardar nem gerenciar patrimônio alheio, empresa está livre de prestar esclarecimentos, segundo STJ, e deve apenas pagar indenização prevista na apólice
Dois homens de terno e gravata analisando um documento
CNJ divulgará cronograma para implementação do Portal de Serviços do Poder Judiciário e Domicílio Judicial Eletrônico, instituídos pela Resolução CNJ 455/22.
O direito ao esquecimento e o efeito Streisand
Tentativa de censurar informação pode dar a ela mais repercussão
A arbitragem de consumo em Portugal
Breve análise da normativa e características gerais
Planos de Saúde e seus consumidores - Judicialização e decisões recentes
Neste episódio, Thais Cordeiro, sócia de Contencioso Cível, e Cesar Roenick, advogado da prática, conversam com Renato Casarotti, presidente da Abramge, sobre as recentes decisões do STJ e dos tribunais de justiça estaduais relacionados aos planos de saúde. Confira!
Reconhecimento facial - Parte 1
As ferramentas de reconhecimento facial tem sido cada vez mais utilizadas e passaram a gerar preocupações sobre as consequências e possíveis danos causados aos usuários. Neste episódio, Juliana Abrusio, sócia de Direito Digital e proteção de dados, e Sávio Andrade, advogado do Contencioso, conversam com Alexandre Silva, professor e pesquisador da FGV, sobre as formas de mitigar e evitar os danos trazidos por essa tecnologia. Confira!
Importância dos métodos consensuais em processos de desapropriação
1. Negociação extrajudicial por mediação ou via arbitral pode ser mais benéfica para o expropriado, além de mais célere e eficiente.
Associação é condenada a pagar honorários por ação civil pública temerária
Tribunal de Justiça de São Paulo reconheceu que entidade usou de má-fé ao requerer indenização milionária de um banco
Decreto n.11.150 – mínimo existencial
Nesta edição do Minuto Inteligência Jurídica, Marcos Costa, do time de Contencioso Cível, comenta sobre a PEC 39/21, conhecida como a PEC da Relevância, aprovada nesta semana pela Câmara dos Deputados. A proposta limita o número de recursos que podem ser analisados pelo Superior Tribunal de Justiça. Assista ao vídeo completo para saber mais!
Logo Machado Meyer