Saltar para o conteúdo
A nova Lei de Licitações e os meios alternativos de prevenção e resolução de controvérsias
Um dos destaques da nova lei é a possibilidade de usar os meios adequados para prevenção e solução de conflitos relativos a direitos patrimoniais decorrentes dos contratos licitatórios.
Nova resolução do CNJ regula questões relacionadas a processos de insolvência transnacional
Resolução 394/21 institui regras de cooperação e de comunicação direta com juízos estrangeiros de insolvência.
Os efeitos da pandemia nas locações comerciais
Embora ainda não haja consenso, Judiciário consolida o entendimento de que, em determinadas situações, a pandemia justifica a intervenção estatal para a garantia do equilíbrio financeiro nas locações comerciais.
Estamos preparados para o diálogo competitivo?
Nova lei de licitações introduz o diálogo competitivo como modalidade de licitação, mas a análise de algumas questões mostra que ainda cabem aprimoramentos
Lei de Recuperação e Falência: discussões sobre a definição e cobrança da dívida fiscal de empresa falida
Um retrospecto das alterações na Lei nº 11.101/2005 que tratam da posição da Fazenda Pública em relação a créditos tributários e execução fiscal
Prescrição intercorrente e o novo art. 206-A do Código Civil: estamos diante de uma nova disciplina sobre o tema?
Artigo 32 da MP 1.040/21 chama a atenção por inserir o artigo 206-A no Código Civil para dispor que a prescrição intercorrente observará o mesmo prazo de prescrição da pretensão.
Importância do mapeamento analítico nas ações judiciais
Uma apresentação didática e visual das ocorrências do processo facilita a comunicação entre advogado e julgador e permite uma análise bastante objetiva do caso.
Atual jurisprudência do STJ sobre o art. 523, § 1º, do CPC pode abreviar processos em fase executiva
Ao criar incentivos econômicos para o cumprimento espontâneo de uma obrigação, o entendimento jurisprudencial que vem se cristalizando no STJ induz o devedor a avaliar o custo/benefício de impugnar o cumprimento da sentença.
Novo julgamento do STJ põe em pauta os critérios subjetivos para a aplicação da desconsideração de personalidade jurídica
A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), proferiu, em fevereiro, decisão relevante no âmbito do Recurso Especial no 1.
A derrubada dos vetos na reforma da Lei de Recuperações e Falências e o prestígio à superação da crise
Novos dispositivos dão maior previsibilidade e segurança aos interessados em ativos de empresas em recuperação judicial. Venda de ativos deve ficar mais fácil, e o valor das ofertas às empresas recuperandas tende a crescer.
TJRJ desconsidera evolução legislativa e jurisprudencial para afastar cláusula compromissória de empresa em regime falimentar
Interpretação da lei traz insegurança jurídica à convenção de arbitragem e representa retrocesso em relação à jurisprudência firmada.
Novas regras de arbitragem da CCI em vigor em janeiro de 2021: o que muda?
A Corte Internacional de Arbitragem da Câmara de Comércio Internacional (CCI) atualizou as suas regras de arbitragem, que entraram em vigor no início do ano. Confira aqui um resumo das principais mudanças.
Logo Machado Meyer